Como acontece todos os anos, e neste não seria diferente, teremos em nossa comunidade as celebrações cristãs, e entre elas dois dos sete sacramentos: a Primeira Eucaristia, mais conhecida como Primeira Comunhão e a Crisma/Confirmação.
E isso me levou a uma reflexão: será que estas crianças e jovens sabem o verdadeiro significado do que estão prestes a receber?
Faço este questionamento pelo alvoroço explícito que estas celebrações causam em algumas famílias da nossa sociedade, situação preocupante e estressante para os envolvidos nos preparativos em virtude do “Evento”. Qual será o local da festa, a decoração? Quem fará os convites? As roupas, o cabeleireiro, a maquiagem, o bufê…
Estes eventos são dignos Sim de festejos, e sou a primeira a apoiá-los, mas espero que as comemorações não ofusquem o verdadeiro sentido destas celebrações, ou que no mínimo estejam no mesmo grau de importância.
Concluo que alguns dos catequizadores e pais deixam a desejar ao passar os valores aos seus filhos, e que o comércio e as aparências perante a sociedade ainda têm um peso expressivo nas decisões familiares.
De nada vale a riqueza nos bolsos, quando há pobreza no coração.
Papa Francisco (Jorge Mario Bergoglio – é o 266° Papa da Igreja Católica e o primeiro latino-americano)